Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMN tem a 1ª Companhia de Reação Rápida de Selva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMN tem a 1ª Companhia de Reação Rápida de Selva

  • Publicado: Sexta, 23 Setembro 2022 00:47
  • Última Atualização: Sexta, 23 Setembro 2022 13:20

Altamira (PA) – O Comando Militar do Norte oferece à ONU a primeira Companhia de Reação Rápida de Selva para atuar em missões de paz. A certificação aconteceu nesta sexta-feira (23), no 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em Altamira no Pará, aonde foi realizado o treinamento.

No total, 180 militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e suas Organizações Militares subordinadas participaram das atividades, sendo que 9% do efetivo é feminino. A tropa passou pelo Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês). Foram empregadas 29 viaturas, 8 embarcações, mais de 200 armamentos de uso exclusivo do Exército Brasileiro.

As atividades foram realizadas entre os dias 19 e 23 de setembro. No escopo, exercícios que simularam situações reais de patrulhamento motorizado e a pé, com embarcações pelo Rio Xingu, infiltrações em área de floresta, resgate de reféns, escoltas e comboio humanitário, além de operação de controle de distúrbios.

“Essa é uma capacidade pioneira. O Brasil possui outras tropas que foram incluídas e certificadas pela ONU. Mas agora a nossa intensão é de que o Brasil esteja numa posição diferenciada ao oferecer a capacidade de selva que ainda não existe”, comentou o Cel Carlos Alberto Coutinho Vaz, comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), responsável pela avaliação do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP).

Ao término do Exercício, a Companhia de Reação Rápida (a QRF, em inglês), representado pelo Major Emerson Guimarães Fontoura, comandante da tropa, recebeu a certificação das mãos do Coronel Vaz, Comandante do CCOPAB. Também estavam presentes na cerimônia de encerramento o Cel Vitor Hugo de Bastos Silva, do Comando de Operações Terrestres e o Ten Cel João Bosco Reis Cestaro, representando o Comando Militar do Norte

“É um orgulho estar com a tropa preparada para ser empregada em qualquer situação. Uma capacidade nova que o Brasil tem a oportunidade de ofertar para a ONU, seguindo as nossas características de selva. Sempre de prontidão e operacionalidade para ser empregado para qualquer missão”, concluiu o Ten Cel Luiz Guilherme de Oliveira e Silva, Comandante do 51º Batalhão de Infantaria de Selva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página