Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura relembra vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formatura relembra vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial

  • Publicado: Sexta, 06 Mai 2022 17:59
  • Última Atualização: Segunda, 09 Mai 2022 18:01

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) realizou na sexta-feira, 6 de abril, uma formatura alusiva ao Dia da Vitória. A data é uma reverência à bravura das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial.

O local escolhido para a cerimônia militar foi o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém, onde está o recém-inaugurado monumento “Lembrai-vos da Guerra”, homenagem aos Pracinhas da Amazônia que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra.

Cabe ressaltar que no aquartelamento do 2° BIS, na época designado 26° Batalhão de Caçadores, foram mobilizados os cidadãos do Pará convocados para compor a FEB.

Com a presença de autoridades civis e militares, a solenidade foi presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho. O Comandante destacou o sacrifício e a coragem dos combatentes. “Hoje é dia de rememorar e homenagear todos os brasileiros que tenham participado da Segunda Guerra, para que o Brasil se fizesse presente nos campos de batalha”, afirmou o Comandante.

O eterno integrante da FEB, Sr José Santana Baltazar abrilhantou a solenidade, recebendo as previstas honras militares. Aos 97 anos, o pracinha é símbolo de bravura e glória na defesa dos ideias de liberdade e democracia.

Ao final da formatura, houve o desfile das tropas das Guarnições de Belém.

Histórico - O dia 8 de maio de 1945 entrou para a história como o marco da vitória das Forças Aliadas contra as Forças do Eixo. Em 1943 foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), formada por cerca de 25 mil jovens combatentes oriundos de diversas regiões do País. O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos na Europa, e a participação no teatro de operações tornou-se foi fundamental para a vitória aliada.

1.jpg6.jpg2.jpg8.jpg4.jpg7.jpg10.jpg5.jpg9.jpg3.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página